Sobre as críticas, a Gillette disse que a campanha busca “falar com pessoas adultas e eliminar o tabu sobre cuidados íntimos”
Seguindo o ritmo do lançamento de influenciadoras virtuais, a Gillette Vênus, marca de barbeador íntimo para mulheres, criou a “PPK da Cláudia”, uma personagem em formato de vulva que aparece na maioria das peças da marca nas redes sociais.
A nova aposta da Gillette pretende apresentar ao público produtos como esfoliante para a área íntima e sabonete pré-depilatório, através de perfis que dão dicas de cuidados com a região íntima e passo a passo da depilação. Somente no Instagram, a Cláudia já possui 29,1 mil seguidores.
No entanto, a novidade não foi bem aceita pelos internautas. As críticas para a embaixadora da marca variam entre infantilização do corpo – já que a influenciadora se assemelha a um brinquedo – imagem do cabelo crespo atrelado ao pubiano e transfobia, pois a peça é destinada apenas para mulheres que possuem vagina.
“Achei ruim de muitas formas. Um avatar infantilizado, uma genitália específica que deixa de fora mulheres trans”, comentou uma usuária do instagram. Já outra disse que a proposta se trata de “puro suco da objetificação do corpo feminino”.
Sobre as críticas, a Gillette disse, em nota enviada para o jornal O Globo, que a campanha busca “falar com pessoas adultas e eliminar o tabu sobre cuidados íntimos” e respeitar “preferências, diversidade e escolha de cada uma”. A marca salientou que contou com estudos internos e consultores parceiros para definir a aparência da personagem e que as etapas do processo foram validadas pela Think Eva, consultoria voltada para equidade de gênero.