Uma atividade que a grande maioria das pessoas não gostam de fazer é ir até o cartório. Para o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, apesar de ser uma tarefa complicada e que envolve muitas burocracias, todas as ações realizadas nos cartórios são extremamente importantes para a sociedade e, por esse motivo, abrir um cartório pode ser algo muito interessante. Confira tudo o que você precisa saber sobre a abertura deste segmento.
Conhecendo os cartórios
Os cartórios são instituições que podem ter caráter público ou privado e que tem como principal função a garantia da validade e legitimidade de documentos e contratos, sejam eles contratos de aluguel, documentação de habilitação, contratos de compra e venda de imóveis, bens e automóveis, por exemplo.
De acordo com o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, entre os principais processos que são realizados em cartório estão a autenticação de documentos, emissão de certidões, registro de testamentos, registro de posses de bens, registro de cobrança de dívidas e protestos. Além disso, existem diferentes tipos de cartórios, como o cartório de notas, de registro civil, de contratos e, até mesmo, de registro de imóveis.
Os advogados podem abrir um cartório?
Uma grande pergunta a ser respondida para quem é da área do direito e está se decidindo sobre que ramo profissional seguir na carreira é sobre a possibilidade de investir na abertura de um cartório sendo um advogado, ou seja, tendo o registro na OAB. Segundo o Dr. Amauri Baragatti, isso não é possível, pois a OAB determina que isso representa incompatibilidade de funções.
Quem pode abrir um cartório?
Por ser um investimento muito interessante, muitas pessoas ficam interessadas em investir na abertura de um cartório. No entanto, para que isso seja possível, o Dr. Amauri Baragatti acredita ser importante conhecer quais os requisitos e o perfil de quem pode realizar a abertura de um cartório.
Atualmente, a legislação vigente estabelece que, para abrir um cartório, é preciso realizar um concurso público. Dessa maneira, apenas quem possui um diploma de bacharel de direito, quitação das obrigações eleitorais e militares, capacidade civil, nacionalidade brasileira e não possui antecedentes criminais pode abrir um cartório, já que esses são os requisitos para participar do concurso.
Outras possibilidades
Segundo o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, apesar de essa ser uma das maneiras mais tradicionais de abrir um cartório, ainda há uma outra possibilidade. Ainda que seja algo recente, hoje em dia é possível adquirir um cartório através da compra de uma franquia. Assim, é possível ter um negócio como esse mesmo sem seguir os requisitos citados anteriormente.