Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Diário Estranho
  • Home
  • Notícias

    Excelência que gera impacto: como a expansão com qualidade transforma a saúde?

    agosto 28, 2025

    O acervo mais incomum do mundo médico e os dilemas éticos da ciência preservada

    agosto 21, 2025

    Meditação e saúde: conheça os benefícios para o corpo e a mente

    agosto 18, 2025

    Como a automação está moldando o backoffice dos fundos de investimento?

    agosto 15, 2025

    Direito à liberdade de expressão: entenda quando esse princípio encontra seus limites legais

    agosto 7, 2025
  • Política

    Implicações globais e tecnológicas da nova barreira comercial dos Estados Unidos ao Brasil

    agosto 21, 2025

    Nikolas Ferreira intensifica ataques ao STF em meio a sanções dos EUA e agita o cenário político

    julho 23, 2025

    O estranho apoio de patriotas brasileiros ao tarifaço de Trump contra o Brasil

    julho 11, 2025

    A estratégia por trás da cor azul: Tarcísio de Freitas e sua comunicação política em manifestações bolsonaristas

    junho 30, 2025

    Bolsonaristas avaliam roteiro estranho no STF e iniciam estratégia para conter danos

    junho 12, 2025
  • Tecnologia

    Avanço científico no Brasil revoluciona a pesquisa de doenças raras com nova tecnologia internacional

    agosto 21, 2025

    O metrô que atravessa prédios e rompe as leis da engenharia virou fenômeno turístico global

    julho 23, 2025

    EUA aceleram revolução dos drones e correm atrás do tempo perdido

    julho 11, 2025

    Inteligência Artificial transforma pregações e expande missão da Igreja Adventista com ética e inovação

    junho 30, 2025

    Invasão digital em Novo Progresso: hackers invadem contatos e causam caos com mensagens perigosas

    junho 12, 2025
  • Sobre Nós
Diário Estranho
Home»Notícias»A variedade de coisas estranhas e incríveis que é perdida e depois encontrada dentro do corpo humano
Notícias

A variedade de coisas estranhas e incríveis que é perdida e depois encontrada dentro do corpo humano

Antomines TokBy Antomines Tokjunho 11, 2024Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Médicos do Estado americano do Missouri fizeram recentemente uma descoberta surpreendente: encontraram uma mosca, intacta, no cólon de um paciente de 63 anos que fazia um exame de rotina. Os médicos não faziam ideia de como a mosca havia sobrevivido ao passar, em seu caminho, por enzimas digestivas e o ácido estomacal do paciente.

Como professor de anatomia, deparo me com muitas histórias como essa, de coisas estranhas encontradas dentro de pessoas corpos estranhos, como os chamamos. A seguir, conto algumas delas.

Uma senhora em Taiwan recentemente virou notícia após uma aranha e seu exoesqueleto serem encontrados dentro da orelha dela. Aranhas dentro do corpo são bastante raras, e aqueles com aracnofobia ficarão felizes em saber que, apesar do dizem por aí, não ingerimos oito aranhas por ano durante o sono.

No entanto, um azarado carteiro britânico engoliu uma aranha, foi picado e sofreu uma desagradável consequência: a garganta dele inchou, o que prejudicou a respiração.

Enquanto uma pessoa que serve de lar a uma aranha provavelmente não o fez por escolha, apenas ingeriu ou inalou sem querer. A grande maioria dos casos se passa com crianças, especialmente na fase de aprender a desmamar.

Infelizmente, a localização destes objetos no trato respiratório é uma das causas mais comuns de morte em menores de três anos de idade.

Crianças tendem a colocar coisas na boca, no nariz e nos ouvidos. Coisas que estão na boca e no nariz normalmente são inaladas e se alojam no trato respiratório, podendo causar sufocamento, o que faz com que o objeto seja expelido.

Os objetos que as crianças comumente inalam vão do familiar (brinquedos, contas, ímãs) ao inesperado (sanguessugas e agulhas). E os itens inalados variam de acordo com a região do mundo. Nos países ocidentais, os amendoins são os mais comuns, com cachorros-quentes causando a maior parte das mortes.

No sudeste da Ásia e na China são ossos e sementes, com a maioria dos casos ocorrendo por volta do ano novo lunar. E nos países do Médio Oriente, África e Mediterrâneo nozes ou sementes costumam gerar problemas.

Vários estudos também mostram que os homens são muito mais propensos que mulheres a inalar objetos estranhos.

Inalar acidentalmente também é um risco crescente à medida que as pessoas envelhecem e perdem o tônus muscular. Às vezes, as coisas acabam “indo para o lugar errado”, principalmente alimentos. Mas dentaduras também já foram perdidas.

Em alguns casos, objetos inalados acidentalmente por uma criança podem passar despercebidos por décadas. Um carteiro de Preston, na Inglaterra, inalou um cone de estrada de brinquedo quando criança, que só foi descoberto quando o homem se submeteu a um exame dos pulmões após apresentar uma tosse persistente aos 47 anos.

Em outro caso, embora não tenha passado 40 anos até ser descoberta, a ervilha inalada por um homem permaneceu tempo suficiente para começar a brotar no trato respiratório dele.

Itens engolidos
Embora a inalação seja uma razão para que coisas que não deveriam estar no corpo humano sejam encontradas nele, engoli-las é outro caminho comum.

As crianças são novamente o grupo com maior probabilidade de acabar no pronto-socorro devido à ingestão de objetos estranhos, como moedas ou pequenos brinquedos. A maioria desses itens passará inofensivamente pelo trato digestivo.

Cerca de 20% dos objetos, porém, precisam ser retirados com um endoscópio (tubo inserido na boca ou ânus) e 1% necessita passar por uma cirurgia para fazer a retirada.

Os ímãs representam um risco maior quando mais de um é ingerido, pois podem atrair uns aos outros através das alças da parede intestinal, provocando rupturas.

A ingestão de objetos metálicos que ficam alojados, sem sintomas, pode representar um risco futuro caso contenham metais ferrosos, tornando-os magnéticos. Se a pessoa fizer uma ressonância magnética, o objeto pode se deslocar ou aquecer, causando danos.

Na outra extremidade…
Enquanto a boca representa um dos pontos de entrada do corpo, algumas pessoas perdem objetos na outra extremidade, que pode ser a vagina ou o reto.

Entre os corpos estranhos vaginais estão aqueles clinicamente necessários e os que estão ali por outros motivos. Os corpos estranhos vaginais típicos incluem pessários (usados para o tratamento de algumas condições ginecológicas) ou dispositivos contraceptivos intrauterinos danificados que a paciente esquece que estão ali ou não percebe que estão danificados.

Eles representam riscos de longo prazo devido a possíveis infecções, fístulas (uma abertura anormal entre um órgão oco e outro ou entre um órgão oco e a superfície da pele) e formação de cálculos.

Também há os casos de objetos encontrados no ânus e no reto. De 66% e 85% das pessoas que se dirigem ao pronto-socorro com essa queixa são do sexo masculino.

Um dos maiores problemas com objetos estranhos no ânus e no reto é que eles podem ficar alojados, bloqueando o movimento natural do conteúdo intestinal. Com o tempo, isso pode causar um estiramento significativo do trato e o risco de perfurar ou rasgar os intestinos.

Há muitos motivos pelos quais as pessoas colocam objetos estranhos no ânus, que vão desde motivos eróticos (mais comuns) até o alívio da constipação (menos comum).

Se os motivos são diversos, maior ainda é a variedade de itens encontrados nessa extremidade. Entre eles estão maçãs, berinjelas, escovas, canetas, cenouras, recipientes de agrotóxicos, latas de desodorante (que representa risco de incêndio durante a remoção cirúrgica), copos, garrafas de refrigerantes, bolas de beisebol e provavelmente o gera mais agonia ao imaginarmos um coco inteiro.

O problema com os corpos estranhos retais é que os esfíncteres, responsáveis por segurar as fezes dentro do corpo, farão o mesmo com os objetos empurrados para além deles. E muitos desses objetos esticarão a parede muscular do reto a ponto de ele não conseguir gerar força suficiente para empurrar o objeto para fora, o que geralmente vai significar que cirurgiões precisarão abrir o paciente para recuperar o item.

Portanto, como acidente ou de propósito, objetos que entram no corpo representam um risco de morte por asfixia ou sangramento até a morte. Se um objeto for inalado, ingerido ou inserido, isso é motivo suficiente para procurar assistência médica.

Post Views: 55
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Antomines Tok
Antomines Tok
  • Website

Related Posts

Excelência que gera impacto: como a expansão com qualidade transforma a saúde?

agosto 28, 2025

O acervo mais incomum do mundo médico e os dilemas éticos da ciência preservada

agosto 21, 2025

Meditação e saúde: conheça os benefícios para o corpo e a mente

agosto 18, 2025

Comments are closed.

Leia mais

 

 

Entre em contato

Tem alguma história peculiar ou curiosa para compartilhar? Ou talvez uma sugestão de assunto para nosso blog?

Estamos ansiosos para ouvir você!

Envie um e-mail para:

[email protected]

Sobre

Diário Estranho: Seu portal para as notícias mais inusitadas e intrigantes! No Diário Estranho, exploramos o lado menos convencional das notícias, trazendo histórias que fogem do comum e despertam curiosidade. De fenômenos inexplicáveis e mistérios não resolvidos a eventos peculiares e tendências excêntricas, oferecemos uma visão única sobre o mundo ao nosso redor.

  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
© 2025 Diário Estranho - [email protected]. - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.