Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós

IA que “engana” regras? O comportamento inesperado dos novos modelos surpreende cientistas e reacende debate sobre segurança

agosto 4, 2026

O lado mais estranho da política: por que visitas imersivas ao Congresso Nacional estão atraindo multidões e mudando a imagem do Parlamento

agosto 4, 2026

Baleias com câmeras, galáxias sem matéria escura e orcas que afundam barcos: por que esta foi uma das semanas mais estranhas da ciência

agosto 4, 2026

Veja como o planejamento de içamento evita acidentes na montagem de uma estrutura metálica

agosto 3, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Diário Estranho
  • Home
  • Notícias

    Baleias com câmeras, galáxias sem matéria escura e orcas que afundam barcos: por que esta foi uma das semanas mais estranhas da ciência

    agosto 4, 2026

    Veja como o planejamento de içamento evita acidentes na montagem de uma estrutura metálica

    agosto 3, 2026

    O que distingue um acordo de mediação que será cumprido de um que voltará a ser disputado?

    julho 31, 2026

    Festa em casa ou buffet: como decidir sem perder qualidade na comemoração

    julho 28, 2026

    Diagnóstico empresarial em cenários de instabilidade: por onde começar?

    julho 22, 2026
  • Política

    O lado mais estranho da política: por que visitas imersivas ao Congresso Nacional estão atraindo multidões e mudando a imagem do Parlamento

    agosto 4, 2026

    Por que o Congresso brasileiro para justamente no meio do ano eleitoral?

    julho 20, 2026

    Por que o “recesso branco” do Congresso volta ao centro da política? O curioso mecanismo que faz o Parlamento desacelerar antes das férias

    julho 7, 2026

    Quando a política vira espetáculo: por que o mundo parece viver a era dos acontecimentos políticos mais estranhos dos últimos anos

    junho 24, 2026

    Política ou espetáculo? O evento mais estranho da semana aconteceu na Casa Branca — e deixou o mundo tentando entender

    junho 15, 2026
  • Tecnologia

    IA que “engana” regras? O comportamento inesperado dos novos modelos surpreende cientistas e reacende debate sobre segurança

    agosto 4, 2026

    Histórias tristes podem mudar o jeito que a inteligência artificial responde?

    julho 20, 2026

    Robôs com IA estão deixando de ser ficção? A tecnologia que surpreendeu o mundo na última semana explica por que isso já começou

    julho 7, 2026

    IA começa a criar comportamentos inesperados? O fenômeno que está intrigando especialistas em tecnologia em 2026

    junho 24, 2026

    IA recria gol nunca filmado de Pelé e levanta uma pergunta fascinante: a tecnologia pode reconstruir memórias perdidas?

    junho 15, 2026
  • Sobre Nós
Diário Estranho
Home»Notícias»Estranhas manchas no manto terrestre seriam vestígios do impacto do planeta Theia há 4,5 bilhões de anos
Notícias

Estranhas manchas no manto terrestre seriam vestígios do impacto do planeta Theia há 4,5 bilhões de anos

Diego VelázquezPor Diego Velázquezjaneiro 15, 2024Nenhum comentário4 Min de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Durante décadas, os cientistas ficaram intrigados com duas grandes e misteriosas manchas no manto da Terra. Essas formações rochosas medem milhares de quilômetros e são ligeiramente mais densas do que o seu entorno, sugerindo que são feitas de um material diferente do resto do manto.

Em um novo estudo publicado em 1 de novembro na Nature, um modelo de simulação computacional sugere que essas manchas estranhas têm uma origem dramática: são o resultado de uma colisão gigantesca há 4,5 mil milhões de anos entre a Terra primitiva e outro planeta jovem, a mesma colisão que se pensa ter formado a Lua.

“A Lua é 40 milhões de anos mais velha do que se pensava”, revelou a NASA
O modelo estima que esse encontro violento fez com que o material do planeta impactante, chamado Theia, ficasse incrustado na metade inferior do manto da Terra. A colisão também fez com que alguns dos restos mortais de Theia fossem lançados em órbita, que eventualmente se fundiram para formar a Lua.

A ideia de que as anomalias do manto são remanescentes de Theia não é nova, diz Robin Canup, cientista planetário do Southwest Research Institute em Boulder, Colorado. “Mas este artigo é, na minha opinião, o primeiro que leva essa ideia a sério.”

Parte do material de Theia afundou no manto da Terra
Uma colisão gigantesca entre a jovem Terra e um protoplaneta menor tem sido há muito tempo a teoria predominante para a formação da Lua. Essa origem explicaria características como a ausência na Lua de muitos compostos voláteis, que teriam vaporizado durante a colisão com a Terra.

Um impacto tão grande nos estágios iniciais da formação da Terra deveria ter deixado alguns vestígios. Yuan e os seus colegas questionaram-se no trabalho se esses vestígios poderiam incluir as estranhas regiões do manto terrestre, a camada entre a crosta e o núcleo. Os cientistas chamam estas formações de “grandes províncias de baixa velocidade” porque as ondas sísmicas viajam mais lentamente através delas do que pelo resto do manto.

Theia Terra
O protoplaneta Theia, que tinha aproximadamente o tamanho de Marte, colidiu com a proto-Terra há 4,5 mil milhões de anos. Imagem artística – Crédito: Hernán Cañellas.
Os pesquisadores realizaram simulações computacionais da interação entre o manto de Theia e o manto da Terra desde o momento da colisão até o presente. Isto mostrou que algum material de Theia afundou inicialmente na parte inferior do manto da Terra e que mais material de Theia se acumulou ali ao longo do tempo, formando as bolhas.

Os autores já trabalham no tema há algum tempo e neste último trabalho ampliaram seus modelos. Eles descobriram que a energia da colisão planetária teria derretido parcialmente o manto da Terra, que teria então duas camadas: uma camada superior derretida e uma camada inferior quase totalmente sólida.

A camada superior derretida teria transformado parte do material de Theia no material da Terra. Mas outro material de Theia teria penetrado na parte derretida do manto e alojado na camada abaixo. Com o tempo, dois pontos separados teriam se formado. Enquanto isso, outro material de Theia foi lançado em órbita e formou a Lua.

A hipótese pode ser levada a sério e apoia futuras pesquisas
O modelo não é uma prova irrefutável de que as anomalias do manto são remanescentes de Theia, mas Yuan e os seus colegas “demonstraram que (a hipótese) pode ser levada a sério”, diz Canup. “Não é apenas uma ideia descartável, que é basicamente o que eu pensava que era antes deste trabalho.” O próximo passo será validar os modelos comparando amostras de rochas do manto com algumas da Lua.

Maxim Ballmer, geodinamista da University College London, não tem certeza se essa ideia de anomalias do manto se sustenta. O modelo “definitivamente precisa ser testado”, diz Ballmer. “Mas acho que é uma ideia que vale a pena.”


A Terra está liberando gases de bilhões de anos atrás. Seria isso uma ameaça ao planeta?
Yuan espera que esta e as pesquisas subsequentes possam lançar luz sobre o que tornou a Terra tão única, fatores que podem incluir a colisão com Theia. Esse estudo, diz Ballmer, sugere que “este impacto gigante (criou) algumas heterogeneidades na Terra que podem durar bilhões de anos.”

Post Views: 188
Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Diego Velázquez
Diego Velázquez
  • Website

Related Posts

Baleias com câmeras, galáxias sem matéria escura e orcas que afundam barcos: por que esta foi uma das semanas mais estranhas da ciência

agosto 4, 2026

Veja como o planejamento de içamento evita acidentes na montagem de uma estrutura metálica

agosto 3, 2026

O que distingue um acordo de mediação que será cumprido de um que voltará a ser disputado?

julho 31, 2026

Comments are closed.

Leia mais

 

 

Entre em contato

Tem alguma história peculiar ou curiosa para compartilhar? Ou talvez uma sugestão de assunto para nosso blog?

Estamos ansiosos para ouvir você!

Envie um e-mail para:

[email protected]

Sobre

Diário Estranho: Seu portal para as notícias mais inusitadas e intrigantes! No Diário Estranho, exploramos o lado menos convencional das notícias, trazendo histórias que fogem do comum e despertam curiosidade. De fenômenos inexplicáveis e mistérios não resolvidos a eventos peculiares e tendências excêntricas, oferecemos uma visão única sobre o mundo ao nosso redor.

  • Home
  • Contato
  • Quem Faz
  • Sobre Nós
  • Notícias
© 2026 Diário Estranho - [email protected]. - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.